quarta-feira, 4 de março de 2009

SUGESTÃO DE LEITURA


Começamos com uma escritora algarvia e que frequentou a nossa escola. Falamos de Lídia Jorge.

O título sugerido é a última obra da autora, chama-se Praça de Londres e é uma colectânea de 5 contos.
"Se tivesse de caracterizar os contos que Lídia Jorge (n. 1946) reuniu em Praça de Londres, diria que são contos de atmosfera, não isentos de efeito emocional correlativo. Isso é sobretudo nítido em Branca de Neve e Viagem para Dois, sendo que neste último a tentação do thriller empresta ao discurso maior dinâmica. Nesse conto, o penúltimo da colecção, um homem e uma mulher descobrem (a bordo de um comboio, algures entre a Lombardia e o Veneto) ser ambos falantes de português. A descoberta fê-los rir, .....
O mesmo se diga de Perfume, dedicado à memória do actor e cineasta curdo Yilmaz Güney, que bem podia ser o embrião de um romance.

... o segundo, Rue du Rhône, sobre os equívocos gerados pela aquisição, numa loja elegante de Genebra, de uma carteira de pele gravada.

Em contrapartida, o que dá título à colectânea abre-se a todas as conjecturas. O que viu aquela mulher enquanto caminhava na Praça de Londres? Quem era o homem que beijava sôfregamente uma criança de tenra idade? O que é que a levou a desconfiar? E a desconfiar exactamente de quê? Estaremos nós — e entre todos a protagonista da história — condicionados pelos fantasmas do abuso de menores?O mesmo tipo de enigma dá corpo a Branca de Neve.

Como verificado, à medida que os contos se sucedem, vai diluindo o estranhamento. ... é no romance que Lídia Jorge atinge pleno conseguimento —, estes cinco contos lêem-se de um fôlego" (in Público, 20-6-2008).

Pode encontrá-lo na nossa biblioteca (ref. 28607).

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário