terça-feira, 10 de março de 2009

Concurso de Prosa e Poesia - Resultados



Com atraso, justificado por alguma demora na entrega dos trabalhos premiados, damos a conhecer os nomes dos vencedores do Concurso de Prosa e Poesia realizado na nossa Escola:

Assim:

ESCALÃO A (Alunos)

Prosa - Xavier Inácio Patrício Rosado, nº 28 - 12º C

Poesia - Ivanna Zinchuk, nº 15 - 11º F


ESCALÃO B (Professores/Funcionários)

Prosa - Mª Gabriela Rodrigues Correia, professora

Poesia - Mª Gabriela Rodrigues Correia, professora

Para além dos parabéns aos vencedores é justo realçar a qualidade dos trabalhos apresentados, os quais mereceram os elogios do júri (constituido por ex-professores da nossa Escola). Na cerimónia de entrega dos prémios ficou a promessa de editar, em livro, os trabalhos que concorreram.

Para começar damos a conhecer os trabalhos vencedores na categoria de poesia:
Escalão A

"Amor iludido”

Sei que és um sonho,
Mas meus olhos estão-te a esperar
Sei que és um forte desejo,
Mas não paro de pensar.
Imagino os teus olhos,
O teu rosto junto ao meu.
Eu faria tudo
Só para ter um beijo teu.
Tento esquecer aquela loucura,
Tento fugir daquela doce ilusão,
Mas a minha alma está presa
Naquela forte imaginação.
Fico perdida nos pensamentos
E não consigo mais suportar.
Peço a Deus com forte desejo,
Para um dia te abraçar.
Passa um dia e mais uma noite,
Passou um ano e já fiz os dezoito.
De tudo aquilo que eu tanto esperava,
De amor e carinho, que necessitava,
Eu percebia com toda clareza,
Que me tornei uma dramática princesa.
Enfim, apaguei-te da minha memória,
Fechei as portas da iludida vitória.


Escalão B

"Paisagem Com Corpo Ao Fundo"

Trazias as manhãs nos teus cabelos,
O riso nos teus olhos,
Em novelo,
A meiguice dos teus dedos
Sabia a sol de tarde
No inverno.
As palavras suspensas dos teus lábios
Eram brincos rubros de cereja
Com que nos enfeitávamos,
Na infância.

Trazias no teu corpo labaredas,
Propostas de outros mundos,
Não sonhados:

E era a alegria,
A comunhão,
O caminho à nossa frente,
Resplendente,
Da vitória!

Sírius subia no horizonte, luminosa.
A Aurora chegava, caprichosa.

E saíamos, contrafeitos, para a rua,
Em busca de alimento para o corpo,
Recebendo, agradecidos,
A luz quente do Mundo
Em nosso rosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário