quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Boas Festas


 
"Estou aqui hoje para vos apresentar um número singular: nada mais nada menos do que uma mensagem de natal, coisa nada habitual nesta época, claro… Mas mesmo sendo a ideia banal, gostaria de torná-la especial, gostaria que se comovessem com ela, porque, afinal de contas, no Natal acontecem coisas mágicas. Por exemplo, no Natal, as pessoas sorriem mais. Não que esteja aqui a vender um produto natalício, mas é verdade… As pessoas tornam-se mais optimistas! Talvez seja o espírito; talvez as iluminações das ruas, a azáfama deliciosa dos centros comerciais, os presentes, os doces as tornem mais felizes… ou os momentos em família, em casa, aconchegados perto da lareira, a ver filmes e a contar histórias… Sim, no Natal acontecem todas essas coisas mágicas.
Talvez não aconteçam é com toda a gente… Nem sei mesmo se acontecem com muitas ou poucas pessoas. Vejamos as pessoas que não têm família, nem sequer um lar onde se aconchegar, ou aquelas que nem sequer sabem o que é o Natal… Que realidade tão ácida, corrói por dentro só de pensar.
Transfiguremos então o espírito natalício: olhemos para nós. Não podemos ficar indiferentes a esta ironia de contrastes. Pensemos que é altura de valorizar o que temos, é altura de valorizar a vida. E, assim, sorriamos, não só em Dezembro, mas durante todo o ano; sejamos optimistas, tolerantes e solidários como somos no Natal. Talvez assim as coisas mágicas aconteçam mais frequentemente e com mais gente. Talvez assim o mundo fosse mais feliz e estes contrastes não fossem tão grandes e tão evidentes.
Oxalá fosse possível meter o espírito de natal em jarros e abrir um jarro em cada mês do ano… Isso, sim, realmente seria mágico!"

Sarah Virgi, aluna da ESJD

Sem comentários:

Enviar um comentário