O Plano Nacional de Leitura (PNL) divulga esta semana a nova lista de livros recomendados para os professores para o ano lectivo 2011/2012, disse hoje à Lusa fonte do projecto.
No total são mais de 2.000 títulos para crianças e adolescentes, mas também para os adultos que frequentam os centros Novas Oportunidades, referiu Conceição Barros, do PNL.
Entre os livros recomendados para ler em voz alta aos mais pequenos constam títulos de David McKee, Leo Lionni, Eric Carle, Lucy Cousins, Jutta Bauer, Quentin Blake, quase todos autores premiados.
Para os alunos do ensino secundário, são sugeridos títulos de José Saramago, Jorge de Sena, Samuel Beckett, José Eduardo Agualusa, poesia de Herberto Helder, Cervantes e Homero. Todos os anos o PNL convida as editoras a enviarem os livros, que podem chegar a 3.000 ou 4.000 títulos sujeitos a avaliação.
Grande parte das editoras portuguesas está representada no plano, desde os grupos editoriais Leya e Babel, às pequenas editoras, como a Gatafunho e a recente Gato na Lua.
Uma das editoras ausentes, em listas anteriores, é a Bruaá, responsável por títulos como A Árvore Generosa, de Shel Siverstein, e Lágrimas e crocodilo, de André François.
Quando contactada pela Lusa, Conceição Barros disse que ainda não tinha todas as listas concluídas, mas que possivelmente a Bruaá não estará representada, sem, contudo, ter conseguido dar uma justificação para essa ausência.
O Plano Nacional de Leitura, comissariado por Fernando Pinto do Amaral, foi criado em 2006 com o objectivo de desenvolver nos jovens competências nos domínios da leitura e da escrita.
A actual secretaria de Estado da Cultura propõe “a manutenção, com revisão, do Plano Nacional de Leitura”.
in www.publico.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário