quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Poesia está na Escola... e em toda a parte"


No dia 21 de Fevereiro de 2011, tiveram lugar, no auditório da Escola Secundária João de Deus, duas sessões de poesia, com o actor Afonso Dias, inseridas no projecto da DREAlg "A Poesia está na Escola... e em toda a parte". Este projecto foi utilizado pela escola no âmbito da integração da Biblioteca Escolar ao serviço do currículo.

A primeira sessão teve início às 9 horas e teve a participação das turmas do 10º ano: A, C, H e I. A segunda sessão, pelas 10.30h, contou com a presença das turmas, também do 10º ano: B, D, E, F e 8, acompanhadas pelos respectivos professores.


Afonso Dias é actor e cantor. Entre Outubro de 2001 e Maio de 2002 realizou, nas Escolas Secundárias, cerca de três centenas de sessões de sedução para a poesia em colaboração com a Direcção Regional de Educação do Algarve e a Associação de Professores de Português. Desse trabalho resultou a edição de 3 CD’s/ Multimédia, como auxiliares pedagógicos, de título genérico “Cantando espalharey”.


Esta actividade de propagandista da poesia, ainda hoje se mantém nas escolas do Algarve e de outras zonas do país. Só no Algarve fez, em 2009, 132 sessões nas Escolas para cerca de 9000 alunos.
 
Nas sessões que apresentou na ESJD, Afonso Dias recitou alguns poemas e cantou músicas originais, assim como algumas conhecidas dos alunos que assistiram. Estes, por sua vez, juntaram-se ao cantor na melodia, o que proporcionou um momento mais animado na actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário