segunda-feira, 25 de Outubro de 2010

O Prazer da Leitura



Dez excelentes contos inéditos de dez prestigiados escritores portugueses. Edição exclusiva de um livro que reúne excelentes contos inéditos de prestigiados escritores portugueses: Mário Cláudio, Lídia Jorge, João Aguiar, Filipa Melo, Rui Zink, Luísa Costa Gomes, Nuno Júdice, Manuel Jorge Marmelo, Maria Teresa Horta e Francisco José Viegas. Os contos estão magistralmente ilustrados por António Jorge Gonçalves.
O valor da venda reverte a favor da AM.


Edição exclusiva FNAC comemorativa do Dia Mundial do Livro.
Contos:
Verba Volent, Scripta Manent- João Aguiar
Para o Livro de Ouro do Capitão Garcez - Mário Cláudio
O Tratado de Tavira - Luísa Costa Gomes
Eclipse - Maria Teresa Horta
Viagem para Dois - Lídia Jorge
O Triunfo do Mandarim - Nuno Júdice
Zero à Esquerda - Manuel Jorge Marmelo
Velha Infância - Filipa Melo
A Câmara Invisível - Francisco José Viegas
O Jogo Literário - Rui Zink

terça-feira, 19 de Outubro de 2010

Colecção "Era uma vez um Rei..."

O Instituto Camões disponibiliza em formato digital "Era uma vez um Rei...", colecção original do jornal Expresso.
Esta iniciativa permite aos mais novos, residentes no estrangeiro, aprender de forma lúdica a História de Portugal.

Videos de incentivo à leitura

Um livro estranho



A Biblioteca



Biblioteca



Um Filme para Não Leitores



Não Há Nada Pior...



Ler Devia Ser Proíbido

Centenário da República

No âmbito da comemoração do Centenário da República, a BE realizou uma exposição acerca desta temática, que incluía jornais, livros, artigos e outros materiais didácticos.


Os utilizadores da BE tiveram oportunidade de pesquisar e participar em actividades com o objectivo de enriquecer o seu conhecimento sobre os factos relevantes da criação da Primeira República.



Links acerca do tema:

segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

Técnicas de Pesquisa na Web

"A página ideal, aquela que contém exactamente a informação que procura, existe algures na Web.  Ela é bela e perfeita como uma pérola rara, mas parece ser tão intangível como se estivesse perdida algures no fundo do mar. Ainda se existisse uma super-rede, cuja malha capturasse apenas o tesouro desejado... 
A maioria das pessoas usa um motor de pesquisa na Web limitando-se a escrever algumas palavras no campo de pesquisa e depois percorrem tudo o que aparece.  Por vezes têm sorte, mas o mais frequente é obterem uma imensidão de resultados desconexos.  É possível e fácil fazer muito melhor do que isso."
Consulta o link abaixo e descobre algumas técnicas que vão ser muito úteis para as tuas pesquisas.


Vinte livros para ler até aos vinte anos

1. As Aventuras de João sem Medo, José Gomes Ferreira;
2. O Romance da Raposa, Aquilino Ribeiro;
3. Tom Sawyer, Mark Twain;
4. O Principezinho, Saint-Exupéry;
5. Alice do outro lado do espelho, Lewis Carroll, ou Alice no País das Maravilhas;
6. A fábrica do Absoluto, Karel Capeck;
7. Coração solitário Caçador, Carson McCullers;
8. Deus das Moscas, William Golding;
9. A Metamorfose, Franz Kafka ou o Processo, ou os dois, um na peugada do outro;
10. A Mãe, Maximo Gorki;
11. Por quem os Sinos Dobram, Ernest Hemingway;
12. Cem anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez;
13. A Morte em Veneza, Thomas Mann;
14. Cândido ou o Optimismo, Voltaire;
15. Poesia de Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimo);
16. Contos, Eça de Queirós;
17. Obra Poética, Sophia de Melllo Breyner;
18. Lírica, Luís de Camões;
19. Orlando, Virginia Wolf;
20. Hamlet, Shakespeare.

Sugestão de Rita Taborda Duarte, em leitur@ gulbenkian

Filmes Educativos

A Flaminia é uma editora de filmes educativos, criada em 1997, que disponibiliza em Portugal um leque considerável de filmes educativos, em diversas áreas do conhecimento, com o objectivo de potenciar a intervenção pedagógica de professores e educadores. Colaboram com a editora muitos profissionais do ensino, técnicos pedagogos e especialistas em várias áreas do conhecimento. Os filmes editados são seleccionados segundo rigorosos critérios pedagógicos e científicos e os mais altos padrões de qualidade técnica e artística.
Os títulos que colocam à disposição dos educadores, alguns de produção própria, e a maioria deles premiados internacionalmente, foram concebidos especificamente para a sua utilização na sala de aula e em acções de sensibilização e/ou formação.
Destinam-se, pois, fundamentalmente, às escolas, bibliotecas, centros de saúde e outras instituições que desenvolvam acções junto das diversas classes etárias a que os filmes se dirigem, constituindo, por si só plataformas altamente motivadoras e atractivas entre professores e alunos.
A editora tem procurado desenvolver esta actividade com coerência e empenho, editando obras de carácter exclusivamente pedagógico nas áreas mais carenciadas e mais importantes da nossa sociedade: as ciências, o ambiente, a cidadania, a educação sexual e a prevenção.

Consulta a página da Flaminia para saber mais.

Dia da Biblioteca Escolar

De acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 25 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar".


Segundo os princípios estabelecidos pela IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.
Visita a BE e participa!
 Fonte: RBE

As 3 Vidas


Num romance de mistério e suspense da primeira à última página, mais concretamente até à última palavra, o jovem autor deste romance «As 3 Vidas» oferece-nos uma narrativa viciante onde o narrador e personagem principal, rapaz modesto de poucas posses, vai trabalhar num negócio de contornos obscuros numa quinta do Alentejo, onde um grande espião e contra-espião, Milhouse Pascal, que passou por várias grandes guerras do século XX, dá consultas a outros usando métodos estranhos e de resultados imprevisíveis. Apaixonando-se pela sua neta, Camila, entra em desespero quando esta desaparece após uma viagem a Nova Iorque. Numa investigação em companhia do seu avô já em estado de saúde muito debilitado, a pouco e pouco se vai desenrolando o novelo dos mistérios que envolvem toda aquela família, levando-o à desgraça total e a uma posterior reabilitação lenta e penosa, tal como o próprio narra logo no princípio do livro, como isco que atrai o leitor e o prende completamente ao romance tal a expectativa criada e os véus subtilmente abertos mas nunca completamente até ao final do livro.

Entre histórias de espiões e de funambulismo (andar em cima de uma corda bamba), a busca de um ideal contra tudo e contra todos por parte de Camila, o desastre das torres gémeas em 2001 é um dos pontos-chave do romance e que vai permitir que todo o novelo se desembarace fazendo o narrador voltar a uma vida normal e monótona, contraponto de uma ilusão que alimentou e que quase concretizou. As suas 3 vidas: ilusão, penitência e de volta à realidade, são narradas com uma mestria que deixa a atmosfera interior e exterior do narrador completamente impregnadas no coração e intelecto do leitor, tornando este romance um marco na vida do leitor difícil de esquecer.


 Fonte: O Citador

Sophia

A 5ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen deu a oportunidade aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário do Algarve de dar asas à sua criatividade, nas categorias texto e ilustração. Este concurso pretende incentivar à leitura das obras desta autora e admitiu trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, e ilustrações que incidissem sobre a obra literária da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, com indicação da obra original sobre a qual reflectiram.

Os vencedores de ambas as categorias foram alunos da escola Secundária João de Deus (Sofia Galego Silva - texto, e Pedro Miguéis do Vale - ilustração).

sexta-feira, 15 de Outubro de 2010

DAR VOZ À POESIA


O DVD "Voz", disponível na BE, reúne os 75 programas emitidos pela RTP em 2005 dedicados à divulgação da língua portuguesa, com a participação de inúmeros autores, actores e artistas. O DVD propõe-se fazer uma abordagem contemporânea da poesia, nas suas múltiplas variantes, conjugando-a com a música, as artes visuais e colocando-a em contextos inesperados. Adriana Calcanhotto, Beatriz Batarda, David Fonseca, Diogo Infante, João Reis, Marco D'Almeida, Miguel Guilherme e Rui Morrisson são apenas alguns dos cerca de 40 nomes que dizem textos de poetas lusófonos.

O "Voz ao Vivo" - recital com guião de Inês Fonseca Santos - é direccionado para os alunos do ensino secundário e segue as mesmas linhas de orientação, contando com a participação dos actores Cristina Carvalhal, João Lagarto e Joana Seixas. Esta apresentação, feita em parceria com a Fundação EDP, recorre não só a excertos de obras poéticas, mas também a alguns dos clips do DVD. O principal objectivo é estimular e despertar a curiosidade dos alunos, levando-os à descoberta de pequenas histórias e factos sobre poetas como Alexandre O'Neill, José Régio e Mário Cesariny, por exemplo. Os alunos vão, ainda, ser convidados a participar num concurso de poesia, divulgando os seus poemas no blog: http://projectovoz.blogspot.com.






















terça-feira, 12 de Outubro de 2010

Concursos

No link apresentado em baixo encontrarás uma lista de concursos, de várias naturezas, em que podes inscrever-te. Deves ter em atenção os prazos e se necessitares de mais informações podes sempre dirigir-te à BE, onde se encontram disponíveis grande parte dos regulamentos dos mesmos. Apela à tua criatividade e ganha prémios fantásticos!
Participa!

Concursos